Patrick Depailler – 1976

1976_depallier

Patrick Depailler estreou na F1 em 1972 quando a equipe Tyrrell inscreveu um terceiro carro no GP da França daquele ano. Em 1974 ele foi efetivado na equipe para substituir François Cevert, morto na última etapa de 1973.
O francês continuou na equipe em 1975 sem grandes resultados, mas em 1976 a Tyrrell lançou seu famoso carro de 6 rodas, o P34 (Project 34). Depailler conseguiu 5 segundos lugares e 2 terceiros. Seu companheiro, Jody Scheckter venceu o GP da Suécia.

O Tyrrel P34 foi criado com 4 rodas pequenas na frente para diminuir o arrasto aerodinâmico. Apesar dos resultados que passaram longe de ser um fracasso, a Tyrrell não conseguiu convencer a Goodyear a continuar fazendo pneus de medidas especias apenas para a equipe inglesa. Dessa forma o carro não teve evoluções significativas em 1977 (obtendo resultados bem piores ao ano anterior) e o projeto de um carro de 6 rodas foi abandonado.

Patrick Depallier conseguiu sua primeira vitória na F1 em 1978, quando a equipe inglesa voltou a usar o tradicional veículo de 4 rodas.

O piloto francês faleceu em 1980 quando testava pela equipe Alfa Romeo no circuito de Hockenheim.

Abaixo, um vídeo sensacional de Depailler guiando o P34 em Mônaco. Apreciem sem moderação!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>