Que o futebol é uma paixão dos brasileiros, isso ninguém nega. Mas se pensarmos em uma outra paixão, talvez o carro possa subir ao topo da segunda posição. Basta sair no trânsito brasileiro para perceber que a quantidade de automóveis cresce assustadoramente. Por comodidade, conforto, por não existir um transporte público de qualidade, pela situação econômica ou por paixão, os motivos são vários.
O carro mudou a maneira de agirmos em nosso dia a dia, perceba que o que era distante já não é mais, a locomoção, a descoberta do prazer da velocidade, um prolongamento nosso, sim porque o carro é família e faz parte, para muitos, de uma peça essencial no cotidiano.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2013 houve um aumento de 8,6% nos licenciamentos de veículos em relação ao mesmo período do ano passado. Espera-se que até o final do ano, sejam vendidos 3,9 milhões de carros, o que resulta em um crescimento de até 4,5% — com relação a 2012.
Essa paixão é revelada por números às vezes assustadores, a população do Brasil cresceu 8,5% nos últimos 10 anos e o crescimento de carros foi de 85% no mesmo período.
Paixão incentivada desde criança
É muito comum crianças brincarem com miniaturas de carros, fazer coleções de carrinhos e já se imaginarem dirigindo. Talvez essa imaginação infantil tenha um pouco de sentimento de liberdade que será alcançada ao chegar a idade de poder dirigir, porque quando dirigimos, somos nós que estamos no controle, e isso é um prazer intransferível.
Ter um carro também pode significar sucesso, resultado do trabalho e conquista de adquirir um bem útil e necessário para facilitar a rotina. Esse cenário também é construído desde criança e não há como não querer realizá-lo posteriormente.
Mulheres X Homens
Enquanto que para muitas mulheres a escolha de um automóvel está ligada mais com a parte estética e da praticidade em relação ao tamanho, como a facilidade de estacionar, os homens aprendem os mínimos detalhes e são capazes de gastar uma tarde toda falando sobre o assunto, tornam-se especialistas em motor e de todos os modelo de fabricação.
Em carro de mulher geralmente se encontra de tudo, de maquiagem até peças de roupas, o carro alcança a função de bolsa de mulher, já para eles geralmente deve estar impecável. Isso porque os homens dedicam atenção ao carro que às vezes não dedicam a um objeto diferente.
O brilho na lataria virou atração e por isso o mercado investiu muito em cores reluzentes, aprovado pelos homens.
Do carro de passeio à corrida
Essa admiração por carros também leva os fãs a acrescentarem mais um hobby, a corrida de Kart. Também com a possibilidade de começar desde cedo, o Kart já tem uma cena forte e consolidada no Brasil, com clubes, pistas, competições nacionais e internacionais e confirma ainda mais a paixão do brasileiro por carro.
O Kart tem origem americana, criado no anos 50 logo após a Segunda Grande Guerra, foram os pilotos os donos dessa ideia, eles queriam um pouco de diversão nos horários de folga. O primeiro kartódromo foi construído em 1956 por Art Ingels, batizado como o pai do Kart.
Hoje em dia são mais de 10 categorias divididas de acordo com a idade e a experiência dos participantes das competições. E ainda mais, são cerca de 40 kartódromos homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
Como o brasileiro cuida do seu bem de consumo mais desejado
Depois de comprar e ter a posse de um carro, o brasileiro tem que investir em alguns itens para garantir a segurança de sua propriedade. Com a crescente violência que nos deixa reféns a melhor maneira é investir em produtos que protejam no caso de avarias ou impeçam a perda do bem.
Os rastreadores ganham mais usuários pela grande utilidade, dispositivo que identifica o local onde o veículo se encontra, a velocidade, entre outras informações. No caso de roubo aumentam as chances de encontrar o veículo.
O seguro auto é básico e seria um risco não investir em um serviço que socorre o proprietário de várias formas. Outras ações como troca de óleo e verificação de água, calibre dos pneus não podem ser deixados de lado.
Se é verdade que carro é uma paixão brasileira não há como negar o investimento para mantê-lo em boas condições e sempre preparado para uma corrida.
Texto enviado por Guilherme da Luz, editor do site seguroauto.org