O GP de Cingapura é recente, tem apenas 6 edições, mas foi palco de um dos momento mais marcantes da história da F1. Em 2008 e equipe Renault não estava fazendo um bom ano, ainda que tivesse repatriado Fernando Alonso da McLaren. O único pódio da equipe acontecera na Alemanha, com Nelsinho Piquet, se aproveitandod a entrada do safety-car depois de um acidente de Timo Glock. Com isso em mente a equipe Renault percebeu que poderia armar uma estratégia para chegar à vitória no GP da Cingapura. Flavio Briattore, chefe da equipe, ordenou que Nelsinho Piquet batesse o carro de propósito logo após um pit-stop de Fernando Alonso, fazendo assim com que o espanhol fosse colocado na primeira posição quando todos os outros carros aproveitaram a entrada do SC para fazerem suas paradas. Em uma pista em que a ultrapassagem é muito difícil, Alonso levou seu Renault até o fim da prova na primeira posição.
O escândalo foi revelado quase um ano depois pelo jornalista Reginaldo Leme. O caso foi julgado pela FIA, que baniu Briattore da F1. Nelsinho Piquet depôs ao tribunal da FIA e não foi punido devido à deleção premiada, porém sua carreira na F1 estava acabada. Fernando Alonso, dizem, não sabia de nada. Será?
momento mais marcantes da história da F1. Em 2008 e equipe Renault não estava fazendo um bom ano, ainda que tivesse repatriado Fernando Alonso da McLaren. O único pódio da equipe acontecera na Alemanha, com Nelsinho Piquet, se aproveitandod a entrada do safety-car depois de um acidente de Timo Glock. Com isso em mente a equipe Renault percebeu que poderia armar uma estratégia para chegar à vitória no GP da Cingapura. Flavio Briattore, chefe da equipe, ordenou que Nelsinho Piquet batesse o carro de propósito logo após um pit-stop de Fernando Alonso, fazendo assim com que o espanhol fosse colocado na primeira posição quando todos os outros carros aproveitaram a entrada do SC para fazerem suas paradas. Em uma pista em que a ultrapassagem é muito difícil, Alonso levou seu Renault até o fim da prova na primeira posição.
O escândalo foi revelado quase um ano depois pelo jornalista Reginaldo Leme. O caso foi julgado pela FIA, que baniu Briattore da F1. Nelsinho Piquet depôs ao tribunal da FIA e não foi punido devido à deleção premiada, porém sua carreira na F1 estava acabada. Fernando Alonso, dizem, não sabia de n