Great Moments – GP da Cingapura
O GP de Cingapura é recente, tem apenas 6 edições, mas foi palco de um dos momento mais marcantes da história da F1. Em 2008 e equipe Renault não estava fazendo um bom ano, ainda que tivesse repatriado Fernando Alonso da McLaren. O único pódio da equipe acontecera na Alemanha, com Nelsinho Piquet, se aproveitandod a entrada do safety-car depois de um acidente de Timo Glock. Com isso em mente a equipe Renault percebeu que poderia armar uma estratégia para chegar à vitória no GP da Cingapura. Flavio Briattore, chefe da equipe, ordenou que Nelsinho Piquet batesse o carro de propósito logo após um pit-stop de Fernando Alonso, fazendo assim com que o espanhol fosse colocado na primeira posição quando todos os outros carros aproveitaram a entrada do SC para fazerem suas paradas. Em uma pista em que a ultrapassagem é muito difícil, Alonso levou seu Renault até o fim da prova na primeira posição.
O escândalo foi revelado quase um ano depois pelo jornalista Reginaldo Leme. O caso foi julgado pela FIA, que baniu Briattore da F1. Nelsinho Piquet depôs ao tribunal da FIA e não foi punido devido à deleção premiada, porém sua carreira na F1 estava acabada. Fernando Alonso, dizem, não sabia de nada. Será?
You may also like
1 comment
Deixe um comentário
Arquivos
- fevereiro 2025
- agosto 2022
- março 2017
- fevereiro 2017
- janeiro 2017
- novembro 2016
- outubro 2016
- setembro 2016
- agosto 2016
- julho 2016
- junho 2016
- maio 2016
- abril 2016
- março 2016
- fevereiro 2016
- janeiro 2016
- outubro 2015
- setembro 2015
- agosto 2015
- julho 2015
- junho 2015
- maio 2015
- abril 2015
- março 2015
- fevereiro 2015
- janeiro 2015
- dezembro 2014
- novembro 2014
- outubro 2014
- setembro 2014
- agosto 2014
- julho 2014
- junho 2014
- maio 2014
- abril 2014
- março 2014
- fevereiro 2014
- janeiro 2014
- dezembro 2013
- novembro 2013
- outubro 2013
- setembro 2013
- agosto 2013
- julho 2013
- junho 2013
- maio 2013
- abril 2013
- março 2013
- fevereiro 2013
- janeiro 2013
- dezembro 2012
- novembro 2012
- outubro 2012
- setembro 2012
- agosto 2012
- julho 2012
- junho 2012
- maio 2012
- abril 2012
- março 2012
- fevereiro 2012
- janeiro 2012
- outubro 2011
- agosto 2011
- julho 2011
- março 2011
- fevereiro 2011
- janeiro 2011
Calendar
| S | T | Q | Q | S | S | D |
|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 2 | |||||
| 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
| 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
| 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
| 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |

momento mais marcantes da história da F1. Em 2008 e equipe Renault não estava fazendo um bom ano, ainda que tivesse repatriado Fernando Alonso da McLaren. O único pódio da equipe acontecera na Alemanha, com Nelsinho Piquet, se aproveitandod a entrada do safety-car depois de um acidente de Timo Glock. Com isso em mente a equipe Renault percebeu que poderia armar uma estratégia para chegar à vitória no GP da Cingapura. Flavio Briattore, chefe da equipe, ordenou que Nelsinho Piquet batesse o carro de propósito logo após um pit-stop de Fernando Alonso, fazendo assim com que o espanhol fosse colocado na primeira posição quando todos os outros carros aproveitaram a entrada do SC para fazerem suas paradas. Em uma pista em que a ultrapassagem é muito difícil, Alonso levou seu Renault até o fim da prova na primeira posição.
O escândalo foi revelado quase um ano depois pelo jornalista Reginaldo Leme. O caso foi julgado pela FIA, que baniu Briattore da F1. Nelsinho Piquet depôs ao tribunal da FIA e não foi punido devido à deleção premiada, porém sua carreira na F1 estava acabada. Fernando Alonso, dizem, não sabia de n